Bairros
Comerciais
Digitais

Enquanto laboratórios de experimentação e inovação, os dois bairros comerciais digitais da cidade do Porto têm o objetivo comum de integrar ferramentas digitais ao serviço do município e dos cidadãos, renovando a cidade e promovendo a melhoria da qualidade de vida e do espaço público.  


INOVAÇÃO

A inovação ao serviço das pessoas tem sido uma aposta do Município do Porto, que inclusivamente se tem posicionado a nível internacional enquanto líder neste âmbito. Com o objetivo de desenvolver um ecossistema tecnológico promotor de modelos de desenvolvimento urbano mais inteligentes, sustentáveis e inclusivos os Bairros Digitais alavancam a sua ação nesta visão do Município e, aplicando uma lógica de proximidade e comunitária, fomentarão junto de comerciantes e munícipes no geral estratégias e ações promotoras da transição digital, capacitando pessoas e negócios e reforçando novos modelos de desenvolvimento económico e social.

 

ESPAÇO PÚBLICO

No quadro dos seus compromissos, os bairros têm na renovação do espaço público uma prioridade. Promovendo a coesão territorial, a qualidade de vida e o desenvolvimento integrado das atividades económicas num ambiente tecnológica e socialmente avançado, os Bairros Digitais serão laboratórios de desenvolvimento, trazendo para o espaço público infraestrutura de suporte à transição digital, renovando-o e promovendo a sua modernização.

 


Capacitação

Numa leitura dual do conceito de capacitação com reflexo ao nível da formação e da oferta de soluções digitais e tecnológicas que promovam o desenvolvimento económico e social, os Bairros procuram oferecer ferramentas que reforcem a produtividade e competitividade dos negócios com recurso a plataformas eficientes, tecnológicas e inovadoras.

BAIRRO

Baixa Digital

O Bairro Baixa Digital resulta de uma análise da densidade comercial do território, agrega mais de 400 estabelecimentos comerciais e segmenta a Baixa do Porto a partir de 6 das suas ruas mais movimentadas e comercialmente ativas ao nível do Comércio Local, de rua e porta aberta: Santa Catarina, Sá da Bandeira, Passos Manuel, Santo Ildefonso, 31 de Janeiro e Fernandes Tomás. 

A partir deste exercício estabeleceram-se os limites de um bairro enquanto ponto de partida para um trabalho com a comunidade que promoverá uma construção social da identidade do Bairro que adira com liberdade para redefinir ou consolidar os seus próprios limites geográficos. 

Rua Santa Catarina | Rua Sá da Bandeira | Rua de Passos Manuel | Rua de Santo Ildefonso | Rua 31 de Janeiro | Rua Fernandes Tomás

Baixa Digital

Ações

Eixo 01
Intervenção no Espaço Público

GALERIA PÚBLICA DIGITAL
Criaremos patamares de retenção visual, transformando o espaço público numa galerias digitais na qual os artistas podem exibir as suas obras, atraindo visitantes e promovendo a cultura.

INFRAESTRUTURA DIGITAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS
Implementaremos sensores e sistemas inteligentes para otimizar a recolha de resíduos.

Eixo 02
Investimento em Ferramentas Digitais

SERVIÇO DE ANALÍTICA E DE MONITORIZAÇÃO ECONÓMICA
Desenvolveremos uma plataforma para acompanhar a atividade económica do bairro em tempo real, auxiliando os comerciantes em suas decisões.

PLATAFORMA DE ENERGIA VERDE
Incentivaremos o uso de fontes de energia sustentáveis, ligando as empresas locais a fornecedores de energia verde.

Eixo 03 Envolvimento e Capacitação de Comércio Local

AÇÕES DE FORMAÇÃO PARA COMERCIANTES
Ofereceremos ferramentas para capacitar os comerciantes em áreas como marketing digital, gestão financeira e atendimento ao cliente.

PROMOÇÃO DE COMUNIDADES LOCAIS DE ENERGIA
Criaremos redes de cooperação entre empresas, incentivando parcerias e colaborações no sentido de potênciar o uso de energia vernde pelo comércio.

BAIRRO

Bombarda Digital

O Bairro Bombarda Digital reúne os agentes do ecossistema do Quarteirão Bombarda, área cuja delimitação e identidade foram historicamente definidas pela comunidade desta zona reconhecida como “Quarteirão das Artes”. 

O Quarteirão Bombarda engloba as seguintes ruas: Rua de Miguel Bombarda, Rua do Rosário, Rua do Breiner, Rua da Boa Nova, Rua de Adolfo Casais Monteiro, Rua D. Manuel II, Rua da Maternidade e o Largo da Maternidade. 

Trata-se de mais de 178 estabelecimentos de comércio e serviços, em grande parte especializados em atividades das Indústrias Criativas. 

Este projeto pretende co-criar soluções para um futuro digital e inclusivo, permitindo a permanente atração de públicos e a prosperidade económica do comércio local, afirmando-se  como  um modelo de inovação, sustentabilidade e participação comunitária.

Rua de Miguel Bombarda | Rua do Rosário Rua do Breyner Rua da Boa Nova Rua de Adolfo Casais Monteiro Rua D. Manuel II Rua da Maternidade Largo da Maternidade

Bombarda Digital

Ações

Eixo 01
Intervenção no Espaço Público

GALERIA PÚBLICA DIGITAL
Criaremos patamares de retenção visual, transformando o espaço público numa galerias digitais na qual os artistas podem exibir as suas obras, atraindo visitantes e promovendo a cultura.

INFRAESTRUTURA DIGITAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS Implementaremos sensores e sistemas inteligentes para otimizar a recolha de resíduos.

Eixo 02
Investimento em Ferramentas Digitais

SERVIÇO DE ANALÍTICA E DE MONITORIZAÇÃO ECONÓMICA
Desenvolveremos uma plataforma para acompanhar a atividade económica do bairro em tempo real, auxiliando os comerciantes em suas decisões.

PLATAFORMA DE “ENERGIA VERDE”
Incentivaremos o uso de fontes de energia sustentáveis, ligando as empresas locais a fornecedores de energia verde.

Eixo 03 Envolvimento e Capacitação de Comércio Local

AÇÕES DE FORMAÇÃO PARA COMERCIANTES
Ofereceremos ferramentas para capacitar os comerciantes em áreas como marketing digital, gestão financeira e atendimento ao cliente.

PROMOÇÃO DE COMUNIDADES LOCAIS DE ENERGIA
Criaremos redes de cooperação entre empresas, incentivando parcerias e colaborações no sentido de potênciar o uso de energia vernde pelo comércio.

Eventos

Bombarda Digital Lab
Maio 2024
Bombarda Circular
Abril e maio 2024

“A Banca da Vizinha Não É Melhor do que a Minha”.
Já vai na terceira edição

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CONTRATAÇÃO PÚBLICA

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