Enquanto laboratórios de experimentação e inovação, os dois bairros comerciais digitais da cidade do Porto têm o objetivo comum de integrar ferramentas digitais ao serviço do município e dos cidadãos, renovando a cidade e promovendo a melhoria da qualidade de vida e do espaço público.
A inovação ao serviço das pessoas tem sido uma aposta do Município do Porto, que inclusivamente se tem posicionado a nível internacional enquanto líder neste âmbito. Com o objetivo de desenvolver um ecossistema tecnológico promotor de modelos de desenvolvimento urbano mais inteligentes, sustentáveis e inclusivos os Bairros Digitais alavancam a sua ação nesta visão do Município e, aplicando uma lógica de proximidade e comunitária, fomentarão junto de comerciantes e munícipes no geral estratégias e ações promotoras da transição digital, capacitando pessoas e negócios e reforçando novos modelos de desenvolvimento económico e social.
No quadro dos seus compromissos, os bairros têm na renovação do espaço público uma prioridade. Promovendo a coesão territorial, a qualidade de vida e o desenvolvimento integrado das atividades económicas num ambiente tecnológica e socialmente avançado, os Bairros Digitais serão laboratórios de desenvolvimento, trazendo para o espaço público infraestrutura de suporte à transição digital, renovando-o e promovendo a sua modernização.
Numa leitura dual do conceito de capacitação com reflexo ao nível da formação e da oferta de soluções digitais e tecnológicas que promovam o desenvolvimento económico e social, os Bairros procuram oferecer ferramentas que reforcem a produtividade e competitividade dos negócios com recurso a plataformas eficientes, tecnológicas e inovadoras.
O Bairro Baixa Digital resulta de uma análise da densidade comercial do território, agrega mais de 400 estabelecimentos comerciais e segmenta a Baixa do Porto a partir de 6 das suas ruas mais movimentadas e comercialmente ativas ao nível do Comércio Local, de rua e porta aberta: Santa Catarina, Sá da Bandeira, Passos Manuel, Santo Ildefonso, 31 de Janeiro e Fernandes Tomás.
A partir deste exercício estabeleceram-se os limites de um bairro enquanto ponto de partida para um trabalho com a comunidade que promoverá uma construção social da identidade do Bairro que adira com liberdade para redefinir ou consolidar os seus próprios limites geográficos.
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Rua Santa Catarina | Rua Sá da Bandeira | Rua de Passos Manuel | Rua de Santo Ildefonso | Rua 31 de Janeiro | Rua Fernandes Tomás
O Bairro Bombarda Digital reúne os agentes do ecossistema do Quarteirão Bombarda, área cuja delimitação e identidade foram historicamente definidas pela comunidade desta zona reconhecida como “Quarteirão das Artes”.
O Quarteirão Bombarda engloba as seguintes ruas: Rua de Miguel Bombarda, Rua do Rosário, Rua do Breiner, Rua da Boa Nova, Rua de Adolfo Casais Monteiro, Rua D. Manuel II, Rua da Maternidade e o Largo da Maternidade.
Trata-se de mais de 178 estabelecimentos de comércio e serviços, em grande parte especializados em atividades das Indústrias Criativas.
Este projeto pretende co-criar soluções para um futuro digital e inclusivo, permitindo a permanente atração de públicos e a prosperidade económica do comércio local, afirmando-se como um modelo de inovação, sustentabilidade e participação comunitária.
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Rua de Miguel Bombarda | Rua do Rosário | Rua do Breyner | Rua da Boa Nova | Rua de Adolfo Casais Monteiro | Rua D. Manuel II | Rua da Maternidade | Largo da Maternidade
Investimento de 3,3 milhões de euros para transformar a Baixa e Bombarda em “Bairros Comerciais Digitais”
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